Evento, promovido pela Antaq, em Brasília, reuniu representantes de órgãos públicos, empresas privadas e ativistas para debater o tema.

Santos, 15 de dezembro de 2023 – Um grupo de seis colaboradoras da Brasil Terminal Portuário (BTP) representou o terminal de contêineres, em Brasília, na terça-feira (12), no evento de lançamento da elaboração do Guia de Enfretamento ao Assédio no Setor Aquaviário.

O guia será produzido pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), em parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e com a Women’s International Shipping &Trading Association – Brazil (WISTABrazil), e será o primeiro material do gênero no setor aquaviário.

Convidada pela BTP para ser uma das representantes do terminal de contêineres no evento, Cilene Turatti, secretária executiva com cinco anos de atuação no setor portuário, enaltece a importância da presença das mulheres portuárias no lançamento. “A nossa participação reforça o engajamento da BTP com o tema, bem como a preocupação da empresa em garantir um ambiente de trabalho seguro para que todos possam desempenhar suas atividades com a certeza de que estão protegidos”, afirma.

Turatti, em nome do grupo de participantes, reforça ainda que a criação de um guia de boas práticas para o combate ao assédio contra mulheres que trabalham nos portos e na navegação brasileira trará muitos ganhos ao segmento.

Também representaram a BTP no evento as colaboradoras: Carla Carolina Pecora Gomes, coordenadora Jurídico & Compliance; Cristhiane Vojevodovas Ramos, especialista em Projetos PMO; Ellen Thaís Novoa, conferente; Letícia dos Santos Mendonça Silva, operadora de Equipamentos III; e Luciana Guerise, gerente de Relações Institucionais.

A BTP conta, em 2023, com 149 mulheres em seu quadro de colaboradores diretos, sendo que 50% dessas mulheres trabalham em cargos de operação portuária, do gate aos grandes equipamentos utilizados para movimentação de contêineres.

Foto para divulgação:
(Créditos: Divulgação/BTP)