NOTA DE ESCLARECIMENTO ÀS TRANSPORTADORAS E MOTORISTAS AUTÔNOMOS

Santos, 07 de julho de 2023

Nós, da Brasil Terminal Portuário (BTP), informamos que chegou ao nosso conhecimento um vídeo que circula desde a manhã desta sexta-feira (7), em aplicativos de conversa, sobre as condições de acesso ao terminal. O vídeo mostra as más condições do trecho, responsabilizando a empresa pela precariedade da via.

Diante disso, a BTP vem a público esclarecer que também lamenta, profundamente, a situação de insegurança estabelecida nas vias de acesso ao terminal, mas não é a responsável pela área externa ao terminal. Compete à Autoridade Portuária (APS) a gestão dos acessos terrestres e vias da poligonal do Porto de Santos. Para as empresas arrendatárias, como é a BTP, a contribuição para execução de obras e manutenção das vias é financeira, feita por meio de tarifas portuárias aplicadas à unidade.

Como arrendatário do Porto Público, a BTP não possui gestão sob o cronograma de obras tampouco sob a prioridade de execução. Entendemos, contudo, que a segurança é um valor fundamental não somente dentro, mas fora das nossas instalações. Estamos cientes de que a sinalização precária, buracos não sinalizados, paralelepípedo solto são alguns dos transtornos causados nos últimos meses aos usuários, especialmente os com destino aos nossos gates de entrada e saída. Justamente por estarmos preocupados com isso, temos constantemente conversado com as autoridades e associações em busca de solução urgente para o problema atual.

Nesse sentido, destaca-se que, em 15 de junho, por pleito da BTP, a Associação Comercial de Santos (ACS) realizou uma reunião sobre o assunto. Momento, no qual, a empresa, mais uma vez, alertou para os riscos nas vias e pediu uma ação contundente das autoridades. A ACS, após a reunião, emitiu uma carta pedindo solução intempestiva aos acessos terrestres.

Nós da BTP temos feito tudo que está ao nosso alcance para contribuir com a solução imediata ao problema corrente. Inclusive, compartilhamos que recebemos com satisfação a informação de que a Autoridade Portuária de Santos (APS), que é a responsável pela manutenção das vias, realizará, neste fim de semana, os reparos nos trechos do entorno da BTP.

São milhares de pessoas que, diariamente, transitam por essas vias para acessar o nosso terminal. Sabemos da importância e urgência desse tema, e seguimos engajados, compromissados e – ao lado de nossos clientes transportadores – totalmente à disposição das autoridades para que a solução definitiva nas condições de acesso chegue o quanto antes.

Atenciosamente,

Brasil Terminal Portuário