As mudanças promovem mais segurança e fluidez no tráfego, além da redução de ruídos e maior conforto aos usuários.

Santos, 19 de novembro de 2014 – A Brasil Terminal Portuário (BTP) entregou à autoridade portuária a Avenida Perimetral da Alemoa reformada. A obra de melhoramento do viário, concluída na primeira quinzena de outubro, integra um plano mais amplo de obras de infraestrutura do Porto de Santos, conduzido pela Codesp. Entre os principais benefícios desta reforma estão o nivelamento das pistas do trecho com o Terminal, implantação de rede de drenagem para escoamento de água nas pistas, troca de pavimento com substituição de paralelepípedo por asfalto, ampliação da Avenida com a construção de uma faixa adicional no sentido Centro-Via Anchieta e intensificação da iluminação e sinalização do local e também a implantação de semáforo para conversão.

Em parceria com a Codesp, a BTP promoveu a reforma de aproximadamente 1 km do trecho da Avenida, investindo cerca de R$ 8,8 milhões. A realização desta obra promove mais segurança e fluidez no tráfego, redução de ruídos e maior conforto aos usuários. “Mesmo após pouco tempo desde a conclusão das obras, já é possível notar grande melhoria no acesso de veículos ao terminal e no fluxo da região”, diz a gerente de infraestrutura da BTP, Cristhiane Vojevodovas. Durante toda a reforma do viário, a Guarda Portuária atuou na região, garantindo a fluidez no tráfego local.

Um dos desafios enfrentados para a realização da obra foi a constante variação climática durante o período. “Diante de um rígido controle de qualidade, para correta continuidade da obra, cada camada do pavimento só era liberada após aprovação dos ensaios tecnológicos do solo, por isso o desafio ainda maior mediante as constantes chuvas ocorridas no período”, conta Cristhiane. Com a reforma concluída, a BTP passa novamente o trecho da Avenida à autoridade portuária (CODESP), responsável pela gestão das vias de acesso da Alemoa.

Conheça mais sobre o projeto

A reforma, iniciada em setembro de 2013 como oferta da BTP à melhoria ao acesso viário do Porto de Santos, foi dividida em cinco fases para execução sem interferência no tráfego local, e teve como objetivo a reconstrução de aproximadamente um quilômetro de extensão das pistas frontais ao terminal da BTP, incluindo as quatro faixas de rolamento para entrada no Porto de Santos. Uma pista adicional foi acrescida às duas faixas de saída já existentes, no sentido Centro-Via Anchieta, resultando em três faixas. No total, a via conta agora com sete pistas de entrada e saída.

Foi implantada uma rede de drenagem adequada para o escoamento de água das pistas, que está sob responsabilidade da CODESP, assim como toda a avenida. O pavimento de paralelepípedos foi substituído por asfalto em toda a extensão do trecho – diminuindo o nível de ruído no local – e o nivelamento das pistas da avenida, com a implantação de semáforo atuado (automaticamente adaptável ao volume de tráfego identificado em cada sentido) para conversão, e iluminação no local de acordo com as normas nacionais.

Antes:                                                                      Depois:

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Sobre a Brasil Terminal Portuário

A Brasil Terminal Portuário (BTP) é uma joint venture entre a Terminal Investment Limited (TIL) e a APM Terminals e tem capacidade atual de movimentação de 1,2 milhão de TEU’s e capacidade projetada de 1,4 milhão de ton. de granéis líquidos. A BTP é um terminal multiuso, em área do Porto Organizado de Santos. O empreendimento moderno, que permite maior competitividade aos portos brasileiros, está estrategicamente localizado na margem direita do Porto de Santos e foi construído em formato brown field (área com contaminação ou a ser remediada). Com área total de 490 mil m², e um projeto inovador de USD 800 milhões, a BTP oferece ao País um terminal sustentável, tendo promovido a remediação de um dos maiores passivos ambientais do Estado de São Paulo e o maior em área portuária. Sua implantação no maior porto da América Latina permite a geração de centenas de empregos diretos, colaborando para o desenvolvimento local. Com capacidade estática de 34.600 TEU’s, o terminal possui 1.108m de cais para atracação, oito portêineres, 26 transtêineres, sete empilhadeiras, 40 terminal tractors e 18 gates de entrada e saída. Seu processo de recebimento de carretas é realizado por meio de agendamento prévio dos veículos, e é o único terminal da região que possui um estacionamento exclusivo para que os caminhões recebidos permaneçam dentro das suas instalações, com a  eliminação das  filas de caminhões no viário e a diminuição na emissão de gases poluentes dos veículos que não precisam mais ficar com motor ligado para acessar a instalação.

 The changes allow more safety and fluidity in traffic, and reduced noise, providing more comfort to users.

Santos, 19 November 2014 – The Brasil Terminal Portuário (BTP) delivered to the port authority the Perimeter Avenue reformed. The improvement work of the road, was completed in the first half of October, part of a broader plan of infrastructure of the Port of Santos, led by CODESP. The main benefits of this reform are leveling the stretch of track with the Terminal, implementation of drainage network for the flow of water on the track, exchange pavement with asphalt paving for replacement, expansion of Avenue and construction of an additional track on sense Central Via Anchieta and intensification of lighting and signaling the site and also the semaphore implementation for conversion.

In partnership with CODESP, the BTP promoted the reform of about 1 km from the Avenue stretch, investing about US $ 8.8 million. The realization of this work Promotes safety and fluidity in traffic, noise reduction and comfort to users. “Even after a short time since its completion, it is possible to see great improvement in vehicle access to the terminal and the flow of the region,” says the infrastructure manager of BTP, Cristhiane Vojevodovas. Throughout the reform of the road, the Guard of the port acted in the region, ensuring the fluidity in local traffic.

One of the challenges for the realization of the work was the constant climatic variation during the period. “Faced with a strict quality control, to correct continuity of the work, each pavement layer was released only after approval of technological soil testing, so even more challenging by the constant rains during the period,” says Cristhiane. With the complete renovation, the BTP again passes the stretch of the Avenue to the port authority (CODESP), responsible for managing the Alemoa access roads.

Learn more about the project

The reform, which began in September 2013 as a supply BTP improving the access road from the port of Santos, was divided into five phases to run without interference in local traffic, and aimed to the reconstruction of approximately one kilometer in length of the front lane the terminal of BTP, including the four lanes to enter the Port of Santos. An additional lane was added to the two existing output tracks, towards Central Via Anchieta, resulting in three tracks. In total, the route now has seven entry and exit lanes.

Adequate drainage network was deployed to the flow of water from the slopes, which is headed by CODESP, as well as across the avenue. The cobblestone pavement was replaced with asphalt across the stretch of the extension – reducing the noise level at the site – and the leveling of street lanes, with the implementation of acting light (automatically adaptive to traffic identified in each direction) to conversion, and spot lighting in accordance with national standards.

Before:                                                                                           After:

antes                     depois

About Brasil Terminal Portuário:

BTP is a private multipurpose terminal in the Organized Port of Santos – Brazil. A modern project, which will enable greater competitiveness for Brazilian ports, is strategically located on the right bank of the Port of Santos and was Built-shaped on a brown field. With a total area of 490,000 square meters, and innovative project of R$ 2 billion (Brazilian currency), BTP offers the country a sustainable terminal, having promoted the remediation of one of the largest environmental liabilities of the State of São Paulo and the largest in the port area. BTP´s operations in the largest port in Latin America will generate hundreds of thousands of direct jobs, contributing to the development of the Region. With static capacity of 34,600 TEUs, the terminal has 1.108m of quay length for mooring, eight Ship to Shore Cranes, 26 RTG´s, seven forklifts, 40 terminal tractors and 16 gates IN and OUT. The process of receiving trucks loading and unloading will be done through the pre-scheduling of vehicles, and BTP is the only terminal in the region that has an exclusive parking lot for the trucks received to remain within their installation, allowing the elimination of queues of trucks on road, and the reduction in Co2 emissions once the vehicles will no longer need to keep the engine running to access the facility. Brasil Terminal Portuário is a joint venture between Terminal Investment Limited (TIL) and APM Terminals and has the capacity to handle 1.2 million TEUs and 1.4 million ton. liquid bulk.