Com um total de 11.126 TEUs movimentados, a BTP realizou sua primeira operação de embarque e desembarque simultâneo entre navios.

Santos, 10 de março – Nos últimos dias 8, 9 e 10 a Brasil Terminal Portuário – BTP realizou uma operação ainda nova no Porto de Santos, o desembarque e embarque simultâneo entre dois navios, chamado de ‘phase in phase out’. As embarcações pertencem a dois diferentes serviços da Maersk, ao SAMBA, com o navio Maersk Lebu (6.977 TEUs movimentados), e ao ASAS, com o Maersk Lota (4.149 TEUs movimentados). Com uma média de movimentação superior à 30 GMPH (movimentos por hora por guindaste), a operação levou cerca de 52 horas para ser concluída. Além dos dois navios, esteve atracado no cais da BTP o Maersk Lima, da linha Samba, que também foi embarcado simultaneamente.

Para que esta operação ocorresse com o máximo de segurança e alta performance, foram realizados diversos testes com simulações que permitiram a adequação das condições de cais e pátio da BTP, auxiliando os setores planejadores a articular as melhores soluções para possíveis gargalos. “O sucesso dessa operação com três navios, atrelado ao atento planejamento envolvendo dois deles, confirma que nossa empresa está pronta para receber grandes serviços, incluindo os de alto grau de complexidade. Nossa meta não é apenas captar clientes, e sim conquistar parceiros através da prestação de serviços inovadores feitos com qualidade e segurança”, afirma Antonio Passaro, diretor-presidente da empresa.

O envolvimento de diversos setores como Segurança do Trabalho, Segurança Patrimonial, Tecnologia da Informação, Treinamento Operacional (através do Centro de Treinamento Operacional, o CTO), Manutenção e Operações foi imprescindível para que todos os detalhes planejados previamente fossem realizados corretamente. “A integração das equipes é algo primordial para a alta performance de um terminal, e para essa operação não foi diferente. Com a união dos esforços das equipes, nós operamos três embarcações com segurança e alta produtividade”, comenta João Mendes, diretor de Operações da BTP.

Desafios como este só foram possíveis após a homologação das novas profundidades do canal de navegação, que permitiu à BTP atender navios de grande porte tais quais os três navios Super Post Panamax, que atracaram ao mesmo tempo em seu terminal, movimentando 12.102 TEUs ao longo dessa operação. Com um cais de 1.108 metros a BTP possui berços com estrutura para suportar uma profundidade de até 17m, além de equipamentos de alta tecnologia e equipe altamente qualificada, treinada pelo CTO da empresa. “Para nós foi um orgulho muito grande ver toda a equipe motivada e disposta à encarar mais esse desafio. Estão todos de parabéns. Segurança, alta performance e espírito de equipe foram fatores-chave para o sucesso dessa operação”, conclui Marcelo Patrício, gerente Operações da BTP.

IMG-0580With a total of 11,126 TEUs handled, BTP carried out its first simultaneous loading and unloading operation.

Santos, March 10, 2015 – On the 8th, 9th and 10th of this month, Brasil Terminal Portuário (BTP) unloaded and loaded two ships simultaneously in what is known as a ‘phase in phase out’, a type of operation that is new to Port of Santos. The vessels were Maersk Lebu (6,977 TEUs moved) from Maersk’s SAMBA line service and Maersk Lota (4,149 TEUs moved) from its ASAS line. Average handling was 30 moves per hour per gantry crane (GMPH) and the operation took about 52 hours. In addition to these two ships, the Samba line’s Maersk Lima was simultaneously loaded at BTP quays.

To ensure high levels of safety and productivity for the operation, several simulations were held to test the adequacy of BTP’s quayside and yard conditions, thus helping planning sectors to figure out the best ways of solving any bottlenecks. “The success of this three-ship operation depended on careful planning involving two of them, thus confirming that our company is ready to handle large-scale jobs, including high-complexity operations. Our aim is not only to attract more clients but also sign up more business partners by providing innovative services while assuring quality and safety, “ said BTP’s CEO Antonio Passaro.

The operation involved several different sectors, including Occupational Safety, Asset and Property Security, Information Technology, Operational Training (through Operational Training Center, or CTO), Maintenance and Operations. Every detail had to be planned beforehand and carried out correctly. “High levels of integration across teams are crucial for a terminal to work well and this operation was no exception. Due to the joint efforts of the teams, we were able to operate three vessels while ensuring safety and high productivity, “said BTP’s head of Operations, João Mendes.

Challenges like this could only be tackled once the new shipping channel depth has been approved, thus enabling BTP to handle large vessels such as three Super Post Panamax ships docked at BTP’s terminal at the same time, and 12,102 TEUs were moved in the course of this operation. With 1,108 meters’ quayside, BTP berths structure can reach a depth of 17m with highly qualified teams trained by the company’s CTO center using high-tech equipment. “We were very proud to see the whole team fired up to tackle yet another challenge. They all deserve congratulations. Safety, high-level performance and team spirit were the key factors for the success of this operation,” concludes BTP’s Operations manager Marcelo Patrício.