A Empresa ainda aguarda a conclusão dos serviços de dragagem pelas Autoridades competentes
para aumentar suas operações no Porto de Santos

São Paulo, abril de 2014 – A Brasil Terminal Portuário (BTP) prevê para 2014 a movimentação de 691.000 TEUs, o que significa uma redução equivalente a cerca de 18% sobre os números originalmente projetados para este ano. O ajuste se deve ao atraso na conclusão dos serviços de dragagem de aprofundamento do canal do Porto de Santos no trecho 4 e de acesso aos berços da BTP, que se concluídos até maio deste ano como esperado, permitirão manter os volumes agora projetados para 2014.

Mesmo com a operação funcionando parcialmente em função da falta de dragagem, em 2013 a Empresa atingiu um volume de mais de 110.000 TEUs movimentados no período de agosto a dezembro. Em 2014, o resultado até o momento é de 76.501 TEUs.

Contudo, a BTP deve manter e alavancar os aportes financeiros na capacitação, automação e no aumento contínuo dos índices de produtividade do seu terminal. Já foram investidos USD 800 milhões na construção e remediação, além dos valores destinados à reforma do viário, na ordem de R$ 8,8 milhões. A Empresa iniciou suas operações oficiais em agosto do ano passado.

Instalado em uma área de 490 mil m2 do Porto Organizado, o terminal tem, ainda, capacidade de
movimentação prevista de 1,4 milhões de toneladas de granéis líquidos, quando implementadas todas as fases do projeto.

Com a nova profundidade do canal homologada a 15 metros, esperado ser alcançada com o contrato
ora em concorrência pela SEP, o terminal estará apto a receber em seu cais (já construído prevendo-se profundidades de até 17 metros) até três embarcações da nova geração de navios que está sendo empregada na costa brasileira, com capacidade superior a 9.000 TEUs, possibilitando uma maior
competitividade no maior porto da América Latina.

A BTP em marcos e números

Investimentos e aportes financeiros

  • USD 800 milhões investidos na construção do terminal
  • Cerca de R$ 1,16 bilhão provenientes de uma sindicalização do International Finance Corporation (IFC), com aportes de 6 bancos privados, entre eles Santander, Credit Suisse, BNP Paribas
  • A APM Terminals e a TIL injetaram no projeto cerca de R$750 milhões de reais em recursos próprios

Operacional e Comercial

  • Capacidade atual de Movimentação é de 1,2 milhão milhões de TEUs, e capacidade projetada de movimentação de 1,4 milhão de graneis líquidos
  • 8 STS e 26 RTG com investimento total de US$ 85,4 milhões
  • 40 terminal tractors
  • 16 gates (8 de entrada + 8 de saída)
  • Estacionamento interno caminhões: até 80 vagas
  • Capacidade estática de 34.600 TEUs
  • 1.108 m de cais acostável
  • 490 mil m2 de área projetada, sendo 160.000m2 construídos sobre águas
  • 1.582 tomadas reefer
  • Linhas atendidas pelos armadores em contrato: portos do Golfo do México, do Extremo Oriente e portos do Mediterrâneo
  • Simulador: abertura de 300 vagas para treinamento em um dos mais modernos simuladores de operação portuária
  • A preparação e a profundidade dos berços estabelecidos no projeto da BTP são de -17m, sendo que já atingimos os -15m de profundidade

Movimentação BTP

  • Recorde da BTP em movimentação em 2013 – 147 MPH
  • Projeção de movimentação em 2014 – 474.000 unidades (ou 711.000 Teus)
  • 76.501 TEUs movimentados de 01/01/2014 até 31/03/2014
  • Volume médio movimentado em 2013
  • Projetado para 2013: 64.000 unidades / 100.000 TEUs
  • Realizado em 2013: 71.492 unidades / 110.493 TEUs

Marcos da BTP

  • Conclusão da remediação ambiental: 6-Março-2012
  • Parecer positivo Cetesb sobre a remediação: 25-Junho-2012
  • Primeiro lote de equipamentos portuários (RTG and STS): 24-Ago-2012
  • Último lote de equipamentos portuários (RTG ans STS): 7-Mar-2013
  • Licença de Operação (LO – 1ª fase): 19-Jul-2013
  • Primeiro navio a atracar no terminal (MSC Challenger): 14-Ago-2013
  • Licença de Operação (LO -2a fase): 7-Out-2013
  • Aprovação da Marinha do Brasil para atracar até 3 navios no cais da BTP: 21-Out-2013
  • Primeiro big vessel (Maersk Sidnei- 335 m; 1,948 containers para descarga): 1-Nov-13
  • Primeira vez de 3 navios atracados simultaneamente no cais: 7-Nov-2013
  • 100º navio, o liberiano Agios Demitrius, que descarregou 924 contêineres: 8 Jan – 14

Meio ambiente e Remediação

  • R$257 milhões investidos na remediação de um dos maiores passivos ambientais do Estado de SP e maior em área portuária
  • 1,14 milhão de ton. de solo contaminado removido
  • 30 mil m2 de área preservada (Saboó)
  • Projeto em consonância com os princípios do equador (critérios do IFC para assegurar aportes em projetos sustentáveis)
  • Casa do Visitante, espaço aberto à Comunidade: inaugurado em 26 de março de 2014

The Company waits the dredging service conclusion by the competent Authorities to increase its operation in Port of Santos

São Paulo, April 2014 – Brasil Terminal Portuário (BTP) predicts a handle of 691.000 TEUs to 2014, it means a reduction to approximately 18% of the numbers originally planned for this year. The adjustment occurred due the delay in the dredging deepening channel service conclusion of Port of Santos in the 4º stretch and access to the BTP cribs, if the conclusion finishes until May of this year as expected, it will allow keeping the volumes projected to 2014.

Even the operation is partially working due to the dredging miss, in 2013 the Company reached a volume with more the 110.000 TEUs handled from August to December. In 2014, the result until the moment is 76.501 TEUs.

However, BTP should maintain and leverage the financial contributions in the qualification, automation and continuous increase of productivity indices in its terminal. Have already been invested $ 2 billion in construction and remediation, beyond the values for the reform of the road, in the order of R$ 8.8 million. The company started its officials operations in August last year.

The Terminal, which is installed in a 490,000 square meters area of the Organized Port of Santos, has a projected capacity of 1.4 million tons of liquid bulk products, when implemented all phases of the project.

With the new channel profundity ratified in 15 meters, terminal will be able to receive in its pier until three vessels of the new ships generation that is done in the Brazilian cost, with superior capacity of 9.000 TEUs that will make it possible to double the 2014 new projection – back to the landing increase of 40% of the full handle capacity in Port of Santo – than, allows higher levels of competitiveness in the busiest port of Latin America.

BTP in numbers

Investments e financial contributions

  • USD 800 million invested in the terminal construction
  • About R$ 1,16 billion of unionization of IFC, with 6 banks, between them Santander, Credit Suisse, BNP Paribas
  • APM Terminals and TIL applied about R$ 750 million with their own riches in the project.

 

Equipment & Terminal layout

  • Current full capacity is 1,2 million TEUs, and the projected of handle capacity if 1,4 million barn liquid.
  • 8 STS and 26 RTG with an investment of US$ 85,4 million
    • 40 terminal tractors
    • 16 gates (8 entrance + 8 exit)
    • Internal parking area for 80 trucks
    • 34.600 of static capacity
    • 1,108m long quay
    • BTP berth prepared for -17m of deep in its Project; -15 m already reached.
    • 490 thousand square meters of area, of which 160,000 sq.m constructed over water
    • 1,582 reefer-plugs (scalable up to 2,000)
    • Lines served by shipowners in contract: ports of the Gulf of Mexico, the far East and Mediterranean ports
    • Simulator: opening 300 vacancies for training in one of the most modern port operation simulators

Handling BTP

  • BTP Record in movement in 2013 – 147 MPH
  • Movement projection in 2014 – 474.000 unities (or 711.000 TEUs)
  • 76.501 TEUs handled from 1/1/2014 until 31/03/2014

Medium Volume Handled in 2013

  • Projected to 2013: 64.000 unities / 100.000 TEUs
    • Done in 2013: 71.492 unities / 110.493 TEUs

Relevant dates of the Project

  • Conclusion of the remediation project: 6-March-2012
  • Cetesb report related to remediation approval: 25-June-2012
  • 1st equipment batch arrival (RTG and STS): 24-Aug-2012
  • Last equipment batch arrival (RTG ans STS): 7-Mar-2013
  • Terminal Operating License (1st phase): 19-Jul-2013
  • First vessel arrival (MSC Challenger): 14-Aug-2013
  • Terminal Operating License (2nd phase): 7-Oct-2013
  • First big vessel (Maersk Sidnei- 335 m long; 1,948 containers to download): 1-Nov-13
    • Marine approval to berth 3 vessels at BTP: 21-Oct – 2013
    • First time of 3 vessels berthed: 7-Nov-2013
    • In early January, Wednesday (8), BTP received its 100th vessel, the Liberian Agios Demetrius, who downloaded 924 containers

Enviroment and Remediation

  • R$257 million invested in remediation about one of the most environmental passive of SP State and major port area.
  • 1,14 milion of ground contaminated removed
  • 30 mil m2 areas preserved
    • Project in line with the principles of Ecuador (IFC criteria to ensure contributions in sustainable projects)
    • Casa do Visitante, open place to the Community: opened in March 26, 2014